RIOBALDO & DIADORIM

GRANDE SERTÃO: VEREDAS, SEUS ANALISTAS E SEUS INTÉRPRETES. UM GUIA PARA O LEITOR DE UMA DAS OBRAS-PRIMAS DA LITERATURA UNIVERSAL DE TODOS OS TEMPOS. E CORPO DE BAILE. E AS PRIMEIRAS, E AS ÚLTIMAS TODAS ESTÓRIAS.

30.5.10

 

REGISTRO


João Guimarães Rosa, Miguilim e Manuelzão, Lisboa, Livros do Brasil, s.d.


Eu pensava que sabia até onde o português podia ir, fosse grave, fosse lúdico, fosse sério, jocoso, didáctico, sentimental, lamechas, marcial, afrancesado, mais doce ou menos doce, com mais "flor do Lácio" ou com menos. Havia Vieira, o padre Bernardes, Aquilino. Puro engano. Quando li Miguilim e Manuelzão foi como se a língua portuguesa explodisse para outra dimensão, para outro português que estava lá por baixo daquele que conhecia e imperfeitamente usava. Foi como Miguilim míope quando lhe emprestaram uns óculos:

"Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessoas. Via os grãozinhos de areia, a pele da terra, as pedrinhas menores, as formiguinhas passeando no chão de uma distância. E tonteava. Aqui, ali, meu Deus, tanta coisa, tudo..."

Havia ali um festim com as palavras, uma densidade vocabular, como a de Aquilino, mas com uma dimensão diferente, menos de amador de preciosidades e de antiguidades do léxico, menos de folclore, mas uma dimensão épica em que a palavra mandava para dar substância ao movimento da multidão que a épica exige.

Depois li Sagarana e o Grande Sertão: Veredas, que revisitei na exposição do Museu da Língua Portuguesa em S. Paulo, um museu naturalmente "guimarãesrosiano", onde as palavras passam como as "formiguinhas" que Miguilim via com óculos. A sensação de como, a nós portugueses, o português nos escapou há muito, só se acentuou com o Museu, mas começou com Guimarães Rosa.


Pacheco Pereira, em seu blog, link do Riobaldo & Diadorim, Abrupto, um dos, ou talvez o melhor em língua portuguesa.






<< Página inicial

Arquivos

05/01/2010 - 06/01/2010  

Riobaldo & Diadorim recomendam:

A Balestra

Abrupto

Almanaque Mineiro

Almocreve das Petas

Café Central

Carta da Itália

Ferreira de Castro

In the Meadow

Jeq's

Letteri Café

Livros Clipes e Lápis

Notas Mínimas

Novo Mundo

O Amor na Teoria

O Fio das Palavras

Salamandra

Sarapalha

Seja eu leitura variada para mim mesmo

Sublime Porta


Powered by Blogger



eXTReMe Tracker